13ª Conferência Nacional de Assistência Social debate reconstrução do SUAS
CIEE/SC participou do evento em Brasília O Conselho Nacional de Assistência Social e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, promoveram a 13ª Conferência Nacional de Assistência Social, no Centro Internacional de Convenções, em Brasília.…
CIEE/SC participou do evento em Brasília
O Conselho Nacional de Assistência Social e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, promoveram a 13ª Conferência Nacional de Assistência Social, no Centro Internacional de Convenções, em Brasília. O evento teve como tema central “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”. A conferência foi aberta no dia 5 com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. O encerramento é nesta sexta-feira (8).
Com a participação de delegados eleitos em conferências municipais e estaduais, a Conferência Nacional tem como objetivos principais: avaliar a política de Assistência Social, promover o debate sobre o financiamento e orçamento necessários para garantir os direitos, potencializar a participação do SUAS em seus segmentos, qualificar e estruturar as instâncias de controle social, além de fortalecer a discussão sobre benefícios socioassistenciais e o direito à garantia de renda. O CIEE/SC foi participou como convidado do CNAS, representado pela gerente de Assistência Social, Lisiane Bueno.
A Conferência Nacional é um espaço importante para o debate e a a construção de propostas que visam fortalecer o SUAS. A partir das discussões realizadas, devem ser definidas estratégias e ações que contribuam para a reconstrução das políticas de assistência social, tornando-as mais eficientes e capazes de atender às demandas da população mais vulnerável.
As conferências são realizadas em três instâncias: municipal, estadual e nacional. Em todas elas participam os delegados eleitos, que representam os entes governamentais e a sociedade civil em seus segmentos de usuários, trabalhadores e organizações sociais.