5 atitudes positivas para o sucesso profissional
Iniciar a vida profissional pode parecer um pouco assustador e é comum se sentir um pouco perdido. Mas não se preocupe! As responsabilidades que você terá serão condizentes à posição de aprendiz ou estagiário e você poderá contar com seus…

Iniciar a vida profissional pode parecer um pouco assustador e é comum se sentir um pouco perdido. Mas não se preocupe! As responsabilidades que você terá serão condizentes à posição de aprendiz ou estagiário e você poderá contar com seus colegas para esclarecer dúvidas e ajudar no que for preciso.
Além disso, desenvolver uma postura profissional no ambiente de trabalho é fundamental para conquistar a confiança dos gestores e crescer na empresa ou organização. Confira abaixo 5 atitudes importantes para quem está iniciando no mundo do trabalho:
Proatividade
Principalmente no início da caminhada profissional, uma das atitudes mais valorizadas é se mostrar interessado e pronto para ajudar no que for preciso. A proatividade inclui não apenas ir atrás de todas as informações necessárias para realizar as suas tarefas, como também estar sempre ligado no que acontece à sua volta e estar disposto a contribuir em uma atividade cuja responsabilidade não é majoritariamente sua.
Boa comunicação
Ter boa comunicação não significa conversar com todo mundo, mas sim interagir com os colegas de trabalho quando necessário e conseguir transmitir ou receber as informações de maneira eficaz. Muitos cargos exigem a interação com outros setores da empresa, por isso quem se comunica de maneira clara e bem-sucedida sai na frente.
Respeito
Comportamentos desrespeitosas como xenofobia, machismo, homofobia e racismo são inaceitáveis em qualquer ambiente, e o mundo do trabalho não fica de fora. Mostrar respeito por todos os seus colegas, independente de cargo, lugar de origem, etnia, gênero e orientação sexual, é premissa básica em qualquer lugar onde você trabalhe.
Empatia
A empatia no ambiente de trabalho é a capacidade de se colocar no lugar do outro e compreender suas dores ou dificuldades sem julgá-lo de maneira precipitada. O profissional que possui empatia não dá uma bronca direcionada a uma pessoa em público, porque entende que ele mesmo não gostaria de ser repreendido em meio a todos os seus colegas. Essa atitude também deve ser tomada quando um profissional precisa faltar para cuidar de um familiar doente ou em outras situações inesperadas que, por mais que atrapalhem a rotina de trabalho, devem ser compreendidas e relevadas.
Comprometimento
Esta deve ser a principal atitude a ter em mente durante a caminhada no mundo do trabalho. Quando você está comprometido com a empresa e suas atividades, você tem como objetivo entregar o melhor resultado possível. E o que mais um gestor pode querer de um estagiário ou aprendiz? Mantenha esse espírito e seus colegas logo perceberão que você é uma pessoa centrada e que dá o seu melhor em todas as tarefas.