Aprendizes da modalidade semipresencial debatem sobre comunicação em encontro presencial
Os aprendizes que desenvolvem a aprendizagem na modalidade semipresencial estiveram no CIEE Chapecó para realização do Encontro Presencial. Durante o encontro, foram realizadas diversas atividades relacionadas a temática: “Comunicação: falhas e facilidades da comunicação em empresa”. Buscou-se compreender aspectos do…

Os aprendizes que desenvolvem a aprendizagem na modalidade semipresencial estiveram no CIEE Chapecó para realização do Encontro Presencial.
Durante o encontro, foram realizadas diversas atividades relacionadas a temática: “Comunicação: falhas e facilidades da comunicação em empresa”. Buscou-se compreender aspectos do processo de comunicação no meio empresarial e identificar as principais barreiras e falhas do processo comunicativo.
Os jovens participaram de uma roda de conversa, onde cada aprendiz fez uma breve apresentação. Em seguida, a dinâmica “adivinhe a palavra” foi aplicada. Um aprendiz era convidado a sair da sala enquanto o restante do grupo escolhia uma palavra (ex: celular), ao retornar para a sala, o aprendiz deveria fazer perguntas com intuito de descobrir a palavra escolhida a partir das dicas dadas pelos colegas.
A temática foi tratada de forma a contextualizar o que é e o que envolve o processo de comunicação. As mais diversas possibilidades de comunicação: oral, escrita, visual e gestual, bem como elementos da comunicação como: emissor, receptor, mensagem, ruído, canal, codificação, descodificação, linguagem e língua.
O vídeo “O cometa Halley e as pérolas da comunicação” foi passado durante o encontro. Nele, é apresentado o exemplo de uma empresa em que a comunicação passa de uma pessoa para outra de forma equivocada. Para debater o assunto, os aprendizes participaram de uma roda de conversa em que foi possível identificar quanto a influência de ruídos e falhas na comunicação e o quanto isso pode causar alguns problemas no desenvolvimento das atividades dentro das empresas.
Ao final do encontro, os jovens puderam revisar os conceitos trabalhados, além de reforçar a importância da boa comunicação no meio empresarial, e o quanto uma boa comunicação pode ser um diferencial competitivo. Os aprendizes deram um feedback positivo quanto a todo o encontro.