CIEE Caçador marca presença na XII Conferência da Assistência Social
A assistente social do CIEE Caçador, Milene Rodrigues da Silva e a coordenadora, Laís Gonçalves Schinkevicz participaram da XII Conferência da Assistência Social, nas cidades de Caçador e Videira, com o tema: Assistência Social: Direito do Povo com financiamento Público…
A assistente social do CIEE Caçador, Milene Rodrigues da Silva e a coordenadora, Laís Gonçalves Schinkevicz participaram da XII Conferência da Assistência Social, nas cidades de Caçador e Videira, com o tema: Assistência Social: Direito do Povo com financiamento Público e Participação Social.
A palestrante, Luziele Tapajós, docente da UFSC, abordou nos dois eventos o SUAS como expressão do direito, que foi por meio da rede do SUAS que mais de 13 milhões de famílias acessaram o Programa Bolsa Família-PBF.
O SUAS define as responsabilidades dos entes federados, garante seguranças socioassistenciais: Acolhida, Renda, Convívio, Apoio e Auxílio e Desenvolvimento da Autonomia. Estrutura um novo tipo de gestão compartilhada e afirma o direito à qualidade dos serviços prestados no SUAS e principalmente que rompe com as práticas relacionadas à meritocracia, clientelismo e assistencialismo.
Focalizou na participação social nos conselhos de direitos e principalmente o papel do cidadão na participação das conferências, como controle social e ampliação e permanência das políticas públicas.
As profissionais do CIEE, em Caçador, participaram do Eixo 1: Onde debateram “Assistência Social como Direito de todos”, o grupo realizou 5 propostas a nível municipal, 1 a nível de Estado e 1 a nível Federal.
Já em Videira, participaram do Eixo 3: Onde debateram “Participação Social”, o grupo realizou 5 propostas a nível municipal, 1 a nível de Estado e 1 a nível Federal.