CIEE Caçador promove Oficina Socioeducativa no Distrito de Taquara Verde
No quinta-feira (6), aconteceu mais uma Oficina Socioeducativa do CIEE Caçador realizada no Distrito de Taquara Verde, com o tema apresentado “Competências x C.H.A. (conhecimento, habilidades e atitudes)“, ou seja, as qualidades esperadas no ambiente de trabalho. Dentro das competências…
No quinta-feira (6), aconteceu mais uma Oficina Socioeducativa do CIEE Caçador realizada no Distrito de Taquara Verde, com o tema apresentado “Competências x C.H.A. (conhecimento, habilidades e atitudes)“, ou seja, as qualidades esperadas no ambiente de trabalho.
Dentro das competências de um colaborador promissor estão: Conhecimento, onde toda sua bagagem está implícita em suas ações cotidianas para correlacioná-la a outra qualidade; Habilidades, aplicar seu conhecimento de maneira eficaz, exercendo determinada função ou demanda com um resultado de excelência, para isso, é necessário que o colaborador tenha Atitude para executá-las.
Nesta oficina foi aplicada na íntegra essa metodologia. Foram apresentadas três dinâmicas na forma de desafios que fomentam a criatividade, a interpretação de mensagens e a compreensão de técnicas para execução de tarefas inéditas em seu meio.
Este conjunto de dinâmicas tem o propósito de fazê-los praticar o tema C.H.A na íntegra, porém, de forma a trabalhar a interiorização do conteúdo, onde a posição do educador não está em avaliar o resultado do trabalho mas sim que os educandos utilizaram as orientações, praticando suas qualidades.
Como finalização mais prática das competências que envolvem todo o tema apresentado foram desafiados a praticar um esporte nunca exercido pelos mesmos, o arremesso de boomerang.
Após uma breve introdução às técnicas de arremesso, cada educando teve três tentativas para efetuar o lançamento com qualidade. Os jovens de primeiro momento sentiram-se incapazes de executar o desafio, por não fazer parte de seu meio, porém a grande maioria conseguiu na segunda tentativa arremessar com destreza e qualidade o objeto até então estranho.
Assim, a última dinâmica envolveu por completo as competências que incluem conhecimento, habilidades e atitudes, ponto positivo para a educação não formal.