CIEE forma jovens no Programa de Iniciação ao Trabalho em Jaraguá do Sul
CIEE forma jovens no Programa de Iniciação ao Trabalho em Jaraguá do Sul PIT atua na formação de jovens de 14 a 22 anos, para inserção e a permanência no mundo do trabalho O Centro de Integração Empresa-Escola de…
CIEE forma jovens no Programa de Iniciação ao Trabalho em Jaraguá do Sul
PIT atua na formação de jovens de 14 a 22 anos, para inserção e a permanência no mundo do trabalho
O Centro de Integração Empresa-Escola de Santa Catarina – CIEE/SC formou na * última segunda-feira (30) em Jaraguá do Sul*, turma de 36 jovens que foram capacitados pelo Programa de Iniciação ao Trabalho – PIT. O evento foi realizado no auditório da Unisoceisc, de Jaraguá. Os formandos iniciaram o treinamento no começo de maio deste ano.
Participaram da cerimônia de formatura o presidente do CIEE/SC, Luiz Carlos Floriani, o superintendente Executivo da entidade, Marcelo Firmino Vaz, a representante da Câmara Municipal, vereadora Nina Santin Camello, o secretário de Assistência Social e Habitação de Jaraguá do Sul, André de Carvalho Ferreira e a coordenadora do CIEE/SC em Jaraguá, Jéssica Rachor.
Após a formatura, os jovens agora estão sendo encaminhados para os Programas de Estágio ou Aprendizagem do CIEE, iniciando a carreira profissional. Dos 36 formandos, 10 já foram encaminhados para entrevista do primeiro trabalho. “O PIT permite que o jovem tenha um preparo necessário para ingressar ao mercado de trabalho. Essa preparação faz toda diferença”, explica o presidente do CIEE/SC, Luiz Carlos Floriani.
A jovem Adelina Rosa Fagundes, 16 anos, que está cursando o ensino médio, é um dos formandos. Ela já fez entrevista e conseguiu seu primeiro emprego na rede de supermercado Coper, em Jaraguá do Sul. “Vou continuar estudando, fazendo cursos. Estou sempre em busca de conhecimento”, afirmou.
O PIT conta com 60 horas de curso e é dividido em dois módulos: 50% atitudinal e projeto de vida e outros 50% de formação em atividade profissional. Os módulos são desenvolvidos por meio de dinâmicas que envolvem situações diversificadas, similares às encontradas no ambiente real de trabalho, levando os participantes à flexibilidade de comportamento e autodesenvolvimento.
No ano passado, o CIEE/SC formou 3.385 adolescentes e jovens nas unidades da entidade espalhadas pelo estado.