CIEE/SC e Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social promovem evento de apoio técnico
Capacitação para entidades e organizações de Santa Catarina
O Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE/SC e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome promoveram no dia 25 de abril, em Florianópolis, capacitação sobre o papel das entidades na Rede Privada do SUAS, do gestor público no preenchimento do cadastro do CNEAS e as alterações no processo de análise da – Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social – CEBAS. O evento foi realizado no auditório do CIEE/SC e transmitido no Canal do Youtube da entidade. Pelo ministério, participaram a coordenadora de Projetos e Parcerias, Coordenadora-Geral da Gestão da Informação e Acompanhamento da Rede Socioassistencial do SUAS Alessandra Matos Portella e o coordenador de Certificação do CEBAS Coordenador de Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social, Guilherme Ferreira.
“Os momentos de encontro trazem conhecimento e servem para unificar a mesma linguagem. Precisamos falar a mesma língua. A gramática do SUAS é uma só”, destacou Portella. “Essa interação é o que fortalece de Assistência * Social”, ponderou Ferreira, que prestou atendimentos individuais *as entidades com processo de renovação do CEBAS no ano corrente”, ponderou Ferreira, que prestou atendimentos individuais aos participantes da capacitação. “A principal dificuldade é em relação ao quesito gerencial das organizações, sendo que muitas têm dificuldades com o preenchimento do cadastro”.
Vários conselhos municipais de Assistência Social participaram do encontro. Para a conselheira de Criciúma, Aline Veigas, a capacitação ajuda a dar respostas às entidades parcerias. “Como órgão de fiscalização e controle, a gente fica mais segura no assessoramento”.
Já para a assistente social Taiza Carpes, da secretaria de Assistência Social de Florianópolis, a capacitação é fundamental. “É importante todos nós estarmos nos aprimorando para o fortalecimento da política do SUAS”, defendeu.
A assistente social Giane Ribeiro Wendt, que atua como coordenadora de Projetos e Parcerias na APAE de Curitibanos, afirma que “materializar a política do SUAS no cotidiano do cidadão passa pelas nossas mãos: pelo poder público, iniciativa privada e pelo terceiro setor”.
O apoio do CIEE/SC ao evento faz parte do seu programa de Assessoramento às organizações.
“Enquanto Rede, nós precisamos estar atualizados, fortalecidos e integrados, para entregar uma oferta realmente de qualidade”, ressaltou a gerente de Assistência Social da entidade, Lisiane Bueno.