5 passos para conseguir uma vaga de estágio
O estágio pode ser o ponto de partida na carreira do jovem e o primeiro passo rumo à independência financeira. Mas, muitas vezes, o estudante não sabe por onde começar para conseguir uma vaga de estágio. O mercado de trabalho…
O estágio pode ser o ponto de partida na carreira do jovem e o primeiro passo rumo à independência financeira. Mas, muitas vezes, o estudante não sabe por onde começar para conseguir uma vaga de estágio. O mercado de trabalho ainda desconhecido e a pouca experiência podem parecer um desafio, mas o processo é mais fácil do que parece.
Entre o início da procura e a contratação, existem algumas etapas. Confira cinco passos para conseguir uma vaga de estágio.
Primeiro passo para conquistar uma vaga de estágio: Analise suas experiências
Quais suas vivências até o momento? Tudo o que você já viveu, seja na escola, na faculdade ou na vida pessoal, pode ter algum ponto positivo para contribuir na busca pela vaga de estágio.
Relembre todos os cursos que você já fez. Eles precisarão constar no currículo. Mas, em uma fase de pouca experiência, são as suas vivências que podem ser ponto chave para convencer um recrutador.
Faça uma lista das características da sua personalidade que podem ser valiosas em um emprego. Você é organizado? É curioso e gosta de aprender novas habilidades? É comunicativo e tem facilidade de socializar? Ou quem sabe a concentração é seu ponto forte? Vale até mesmo perguntar para as pessoas próximas sobre o que elas veem como um ponto forte seu.
Segundo passo: Montar Currículo
Agora é hora de colocar sua experiência no papel. O currículo é o documento que reúne as informações referentes à formação acadêmica e vivências profissionais. Parece muito formal? Mas fique tranquilo.
O currículo é importante, pois é onde o recrutador terá o primeiro contato com você. Por isso, ele deve trazer o máximo sobre sua vivência e como você pode contribuir para a vaga de estágio.
Entretanto, isso não quer dizer que você precisa ter uma longa lista de cursos para ter uma chance. Às vezes é alguma experiência de algum trabalho escolar que foi relevante para você que pode fazer a diferença na seleção.
Antes de tudo, trata-se de uma vaga de estágio, então o recrutador não vai esperar uma vasta experiência profissional. Em contrapartida, valorize o que você já fez durante sua vida escolar e acadêmica.
Tópicos do Currículo:
– Informações básicas como endereço e idade;
– Ensino: Escolas e faculdades em que estudou e período em questão, do mais recente para o mais antigo;
– Idiomas, caso fale outras línguas. Neste caso, especificar o nível de conhecimento (básico, intermediário, avançado ou fluente);
– Cursos: Valem cursos on-line de alguma ferramenta, alguma área de conhecimento, ou até mesmo cursos extracurriculares da escola, como dança;
– Atividades: Elenque também outras atividades que você tenha feito parte, pode ser de uma experiência em empresa júnior à participação em clube de leitura. Até mesmo algum esporte que você pratique pode ser valioso, como uma forma de mostrar que você tem disciplina ou trabalha em equipe em outros âmbitos de sua vida.
Terceiro passo: Procurar vagas de estágio
Partiu procurar emprego! Mas por onde começar? Alguns sites e instituições podem te ajudar nesse momento e facilitar o processo para achar uma vaga de estágio.
O CIEE/SC é o Centro de Integração Empresa-Escola e pode fazer essa ligação entre o jovem que está procurando uma oportunidade no mundo do trabalho e as empresas que possuem vagas em aberto. A entidade possui 21 unidades em Santa Catarina, com vagas abertas em diferentes áreas.
No próprio site, você pode procurar pelas vagas de estágio, filtrando pela sua região e curso. Para se candidatar, é preciso ter cadastro no sistema, que você faz pelo site, preenchendo suas principais informações, ou pessoalmente na unidade mais próxima de você.
Além disso, você pode procurar grupos de vagas da sua cidade no Facebook, muitas vezes profissionais das empresas divulgam por lá. Vale conferir as vagas no Linkedin e também pesquisar os sites de empresas da sua área de atuação, que podem ter uma seção divulgando vagas.
Quarto passo: Estudar a empresa
Quando encontrar uma vaga, é importante pesquisar sobre a empresa em questão. Veja qual o produto ou serviço ela fornece, onde atua. Navegue pelo site e redes sociais para se inteirar das atividades.
Também é válido pesquisar notícias e conhecer o histórico da marca. Para a entrevista, é preciso estar por dentro de quem é o contratante.
Quinto passo: Se preparar para a entrevista de emprego
Conseguiu entrar para o processo seletivo da vaga de estágio? Então é hora de se preparar para a entrevista de emprego.
Volte à segunda etapa: o currículo. Relembre tudo o que você colocou lá e pense o que você pode comentar sobre cada um dos tópicos. A oralidade precisa ser trabalhada neste ponto, então não hesite em ensaiar em frente ao espelho como se apresentaria e responderia perguntas.
Entre as questões abordadas por recrutadores, geralmente estão por que você se candidatou a vaga e o que você espera encontrar nessa experiência. Podem parecer perguntas clichês, por isso é ainda mais importante pensar em respostas criativas.
A entrevista é a oportunidade para mostrar o que você já viveu e domina, portanto é importante não mentir ou inventar experiências. Esteja preparado para oferecer o seu melhor e boa sorte!