Encerramento do PIT em Florianópolis é marcado por emoção
O Programa de Iniciação ao Trabalho (PIT), realizado pelo CIEE Florianópolis em parceria com o Centro de Apoio à Formação Integral do Ser (Ceafis), teve a cerimônia de encerramento marcada por muita emoção das autoridades e familiares presentes. Mais de…
O Programa de Iniciação ao Trabalho (PIT), realizado pelo CIEE Florianópolis em parceria com o Centro de Apoio à Formação Integral do Ser (Ceafis), teve a cerimônia de encerramento marcada por muita emoção das autoridades e familiares presentes.
Mais de 25 jovens concluíram o curso, que capacita adolescentes e jovens para o ingresso ao mundo do trabalho, possibilitando habilidades, atitudes e conhecimentos importantes sobre as organizações. O PIT foi ministrado pelo educador social, Benet Nunes.
O evento teve início com a apresentação de flauta das crianças e adolescentes atendidas pelo Ceafis, tocando “o Cio da Terra, de Milton Nascimento.
“Nesse momento, nós que iniciamos esse projeto há 25 anos nesta comunidade tão necessitada, passa um filme na cabeça e por isso a emoção. Começamos com tão pouco e hoje vemos tantas coisas acontecerem, de forma tão simples e verdadeira. Buscamos trazer para nossos jovens o melhor, que eles possam se transformar e se empenhar em sempre serem cidadãos de bem, preparados para o futuro”, declarou Maria do Carmo Pereira, voluntária e fundadora do Ceafis, com muito orgulho pelo empenho dos jovens da comunidade.
Edinho Lemos, secretário do continente, destacou a dedicação dos jovens para concluírem o PIT. “É um orgulho muito grande pela persistência de vocês em encerrarem o curso e pela responsabilidade dos pais em apoiarem os jovens”, disse.
“Estamos vivendo um mundo de globalização, de disputa de mercado e principalmente dos jovens quererem se inserir no mercado de trabalho, e assim também parabenizo a parceria do CIEE, que não mede esforços para que o trabalho aconteça em Florianópolis com grande maestria, oportunizando o primeiro emprego para muitos jovens”, ressaltou Lemos.
Lisiane Bueno, gerente de assistência social do CIEE/SC, reforçou a parceria com o Ceafis, jovens e a comunidade, promovendo sempre os projetos do CIEE em benefício da juventude. “Fiquei muito feliz por terem chegado até aqui, por ver esse empoderamento. O CIEE acredita que o PIT é uma ferramenta para compartilhar conhecimentos, e tentamos ajudar vocês, para que pensem em vocês, na jornada que terão pela frente, na elevação da escolaridade e também na inserção e permanência no mundo do trabalho. Parabéns pelo empenho ao curso e por buscarem o aperfeiçoamento”, destacou Lisiane.
Representando a OAB Cidadã, o advogado Diogo Alencastro, afirmou sobre a importância das parcerias que beneficiam a juventude. “É fundamental que existam esses projetos em comunidades como esta, isso promove uma nova perspectiva de vida, e isso depende só de vocês. A oportunidade que está sendo oferecida precisa ser aproveitada em sua plenitude. Aqui se encerra um momento, mas se inicia uma nova fase e vocês precisam enxergar como uma possibilidade que vai colocá-los em um novo patamar”, disse.
Também emocionado, Alencastro relembrou a história de luta pela juventude e destacou que a busca por uma oportunidade no mundo do trabalho é complicada, mas como é bom os jovens terem o apoio de instituições como o Ceafis e o CIEE.
Marcaram presença na formatura o vice-presidente do Ceafis, Reni Farias, a diretora da Escola Professor Altino Corsino da Silva Flores, Sonali Thiesen Lehmkuhl, além dos voluntários do Ceafis. O cerimonial foi realizado pelas jovens Vitória Machado e Evelyn Beatriz Carneiro, e representou a turma na mesa de honra, Pablo Botelho.