Formandos criam curta sobre aprendizado adquirido no PIT
Na noite de terça-feira (24), o CIEE Florianópolis, em parceria com o Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis (IGEOF), realizou mais uma cerimônia de entrega de certificados do Programa de Iniciação ao Trabalho (PIT). Os encontros do PIT aconteceram…
Na noite de terça-feira (24), o CIEE Florianópolis, em parceria com o Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis (IGEOF), realizou mais uma cerimônia de entrega de certificados do Programa de Iniciação ao Trabalho (PIT). Os encontros do PIT aconteceram no Teatro da Ubro, no centro da capital.
Orientado pela educadora Karoline Franciele Dos Santos, os jovens participantes puderam aprender sobre processo seletivo, marketing pessoal, trabalho em equipe. Durante as aulas, tiveram a ideia de criar um vídeo, ilustrando os conhecimentos adquiridos no PIT. O curta abordou o comportamento ideal para se destacar em um processo seletivo, bem como se portar no ambiente de trabalho, desde a vestimenta até o trabalho focado em resultados coletivos.
O superintendente do CIEE/SC, Marcelo Firmino Vaz, agradeceu mais uma vez a parceria com o IGEOF na realização do PIT. “O CIEE tem essa preocupação de levar situações reais que vocês irão encontrar no cotidiano quando acessarem uma empresa como estagiários ou aprendizes. Vão passar por um processo seletivo, pode ser que enfrentem dificuldades com a equipe e que tudo seja muito diferente da realidade que vivem hoje, que é o convívio familiar, no colégio, com os amigos. O PIT tem a preocupação de fazer com que vocês conheçam as regras e já comecem jogando conforme estas regras e tirem bons proveitos dessa experiência”, afirmou.
“Contem com o CIEE/SC para que possamos continuar ajudando vocês, um dos papéis do CIEE é dar essa orientação inicial para o jovem, nas Oficinas Socioeducativas e no Programa de Iniciação ao Trabalho, além do papel que é muito importante de conseguir as oportunidades de estágio e aprendizagem para vocês”, reforçou.
Representando a turma, a estudante Evelin apresentou a todos o agradecimento pela oportunidade. “Agradecemos ao CIEE, IGEOF e ao Teatro da Ubro por ter nos proporcionado esta oportunidade e por termos adquirido novos conhecimentos sobre o mercado de trabalho, de como ingressar e permanecer nele. Agradecemos especialmente a nossa educadora, Karoline Franciele dos Santos, pelo comprometimento, companheirismo e dedicação de nos mostrar que podemos ser jovens diferenciados no mercado de trabalho”, ressaltou a estudante.
O evento contou com a presença do superintendente do IGEOF, Guilherme Pontes, que brevemente contou sobre sua trajetória. “Gostaria de agradecer ao CIEE por mais essa parceria e lembrar que já participei de tantas formaturas de PIT que já posso ganhar um certificado também”, brincou.O superintendente também agradeceu a toda equipe e ao diretor geral do IGEOF, Ricardo José de Souza.
“Eu era muito tímido e um dia, quando comecei a estudar no Instituto Estadual de Educação, ouvi falar sobre grêmio estudantil, e quis participar. Mas eu tinha muito medo de falar em público. E também tinha o objetivo de entrar para o grêmio, e quando soube de um curso e oratória gratuito, fui participar. Não consegui entrar para o grêmio estudantil na primeira eleição, mas com persistência entrei na segunda”, relembrou.
Pontes orientou os jovens a nunca desistirem. “Vocês são capazes de realizar tudo o que vocês sonharem”, disse.
Maikon Costa, vereador de Florianópolis, também esteve presente e destacou a sua história de persistência em conquistar os objetivos traçados. “Ingressei no Exército e sempre tive vontade de seguir carreira, no entanto, o governo Fernando Henrique Cardoso mandou exonerar todos os soldados daquele ano. Eu fiquei muito triste porque tinha que voltar para casa e eu não queria trabalhar na empresa do meu pai. E aí eu fui trabalhar de frentista, em um dos atendimentos eu conheci um empresário que gostou do meu atendimento e quis me contratar. Tive muitas outras oportunidades de trabalho e posso afirmar a vocês, que a melhor maneira de prever o futuro é criá-lo, sucesso a vocês”, finalizou.