Fundo Municipal da Pessoa Idosa é tema de evento no CIEE/SC
Lançados editais do fundo para 2025 e o programa de assessoramento para elaboração e acompanhamento de projetos O Conselho Municipal do Idoso de Florianópolis, em parceria com o CIEE/SC e a Associação FloripAmanhã, promoveu evento nesta terça-feira (25), na capital,…

Lançados editais do fundo para 2025 e o programa de assessoramento para elaboração e acompanhamento de projetos
O Conselho Municipal do Idoso de Florianópolis, em parceria com o CIEE/SC e a Associação FloripAmanhã, promoveu evento nesta terça-feira (25), na capital, para apresentar os resultados da aplicação de recursos do Fundo Municipal da Pessoa Idosa no ano passado. Foram apresentados dois casos de entidades que utilizaram os recursos do fundo em 2024, com os projetos ‘Tecendo Vidas’, da Sociedade Espírita Obreiros Vida Eterna – SEOVE e o ‘60+ Conectado’, do Comitê para Democratização da Informática – CPDI.
Também foram lançados os editais para 2025 e divulgada a nova logomarca do Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Florianópolis, idealizada pelo artista plástico Luciano Martins, que prestigiou o evento. Segundo a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Zuleika Costa Ribeiro, foram destinados cerca de R$ 5 milhões ao Fundo em 2024. “Esse valor poderia ser muito maior, se as pessoas físicas e as empresas doassem mais parte do imposto devido do Imposto de Renda”, explicou.
A campanha do FloripAmanhã para sensibilizar a doação para os Fundos da Infância e Adolescência e da Pessoa Idosa já está sendo veiculada. A ação tem o apoio do CIEE/SC. “A nossa esperança é constatar que esse assunto está cada vez mais presente nas entidades”, destacou o presidente do Conselho de Administração do CIEE/SC, Luiz Carlos Floriani. “A outra ponta da demanda é ampliar o acesso das organizações aos recursos dos fundos”.
Neste sentido, o CIEE/SC aproveitou o evento para apresentar o Programa de Assessoramento para elaboração e acompanhamento de projetos. A proposta é suprir dificuldades das entidades sociais que muitas vezes apresentam inconformidades que inviabilizam o acesso aos recursos doados.
No período da tarde, inclusive, a consultora do CIEE/SC, Norma Carvalho realizou capacitação com as entidades presentes ao evento.
HOMENAGEM – Durante a programação do evento, o CIEE/SC recebeu o certificado de ‘Pata Dourada’, homenagem da ONG Irmãos DAMF pelo apoio ao trabalho da entidade com cães de assistência. A presidente da ONG, Maria Jovelina Machado, acompanhada dos cães guias Junior e July, entregou a homenagem ao presidente do Conselho de Administração do CIEE/SC, Luiz Carlos Floriani.
A Associação Irmãos DAMF Animais de Assistência e Terapia – ASSIDAMF, foi fundada em 2019 para difundir a defesa, inclusão, independência e a cidadania de pessoas com deficiência, dos animais de assistência e de terapia, e na diminuição dos maus tratos contra os animais.