Mais de 45 jovens participam do PIT e recebem certificação
O Programa de Iniciação ao Trabalho (PIT) do CIEE Florianópolis, realizado na Escola Básica Municipal Maria Conceição Nunes, encerrou os trabalhos com a entrega dos certificados de conclusão do curso para mais de 45 jovens na noite de quinta-feira (21). A cerimônia, realizada…
O Programa de Iniciação ao Trabalho (PIT) do CIEE Florianópolis, realizado na Escola Básica Municipal Maria Conceição Nunes, encerrou os trabalhos com a entrega dos certificados de conclusão do curso para mais de 45 jovens na noite de quinta-feira (21). A cerimônia, realizada no auditório da escola, foi marcada pela animação dos formandos, profissionais e familiares que acompanharam a celebração.
O PIT foi ministrado pelo educador Benet Nunes e visou possibilitar aos jovens uma preparação para a inserção no mundo do trabalho, por meio de orientações técnicas que simulam situações reais do dia-a-dia.
“Esse projeto já estava sendo planejado desde o ano passado, quando alguns alunos vieram me procurar dizendo que gostariam de trabalhar. Este ano procuramos o CIEE, e fomos muito bem recebidos, e em seguida eles vieram realizar um projeto diurno com os alunos do 9º ano. A demanda aumentou tanto que precisamos realizar este PIT na parte da noite para os demais alunos interessados. Estamos muito felizes por termos notado as mudanças nos alunos, pois isso é pra vida”, destacou a orientadora educacional da escola, Virgínia Fidelis.
Segundo o diretor da escola, Hugo Sperb, o PIT é um projeto que funcionou muito bem, além de ser importante para a comunidade. “É difícil para os estudantes se deslocarem aqui do Rio Vermelho até o centro, então ficamos muito felizes do CIEE ter vindo até aqui para proporcionar o curso aos nossos jovens. Foi muito importante essa parceria que estabelecemos, mas ela só deu certo porque vocês compraram a ideia. Parabéns a todos”, ressaltou Sperb.
MAIOR EMPRESA DE TECNOLOGIA DA REGIÃO
A cerimônia contou com a participação da recrutadora da empresa Softplan, parceira do CIEE, Thalia Rosa Bitencourt. “Fiquei muito feliz com o convite do CIEE para participar do evento representando a Softplan, não tinha ideia da dimensão deste curso para os jovens. A comunidade tem que ser valorizada e é por isso que estou aqui, para falar um pouquinho da empresa e das oportunidades que poderemos disponibilizar para vocês futuramente. Parabéns ao CIEE e a vocês por terem concluído o PIT, muito sucesso daqui em diante”, disse a recrutadora.
CIEE/SC NAS ESCOLAS E COMUNIDADE
A assistente social do CIEE/SC, Sarah Dias Aguiar, representando a Gerência de Assistência Social, ressaltou que o Programa de Iniciação ao Trabalho acontece porque os jovens necessitam. “As parcerias com as escolas e a Prefeitura são de grande importância, pois é uma forma do CIEE estar presente nas comunidades. Parabéns a todos que participaram do programa, principalmente por quererem mudar a realidade de vocês. Contem com o CIEE sempre”, reafirmou Sarah.
Adriano Siegel, supervisor do CIEE Florianópolis, agradeceu a todos e ressaltou o empenho da entidade em promover os cursos de capacitação. “Graças as parcerias com as empresas que é possível ao CIEE manter as portas abertas, oportunizando vagas de estágio e aprendizagem, e oferendo os cursos de capacitação para os jovens das comunidades. Hoje vocês deram apenas um pequeno passo rumo, estão começando a construir o currículo de vocês, e não termina aqui, vocês darão muitos outros passos. Não desistam nunca dos seus sonhos”, finalizou o supervisor.
PROTAGONISMO JUVENIL
O jovem Eduardo Platt, de 15 anos, emocionou a todos com o depoimento sobre o PIT. “Quero agradecer a todos que acreditaram que eu poderia mudar. Eu achei que eu não teria mais jeito, e depois do PIT eu entendi que eu posso ser quem eu quiser”, contou com muita alegria por sua nova perspectiva de vida.