Ministro dos Direitos Humanos apresenta Plano dos Direitos da Pessoa com Deficiência em SC
Em sua passagem pelo estado, Silvio Almeida conheceu trabalho do CIEE/SC com os jovens O ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, anunciou no dia 1º de agosto em Florianópolis, que Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência…
Em sua passagem pelo estado, Silvio Almeida conheceu trabalho do CIEE/SC com os jovens
O ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, anunciou no dia 1º de agosto em Florianópolis, que Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência “Viver sem Limite 2” deve ser finalizado em setembro.
Almeida cumpriu agenda na Capital catarinense, onde participou pela manhã de uma palestra sobre o plano na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). À tarde ele se encontrou com reitores do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e do Instituto Federal de Camboriú para falar sobre ações referentes à inclusão de pessoas com deficiência.
Entre os compromissos da agenda, a gerente de Assistência Social do CIEE/SC, Lisiane Bueno, entregou o Relatório de Sustentabilidade da entidade ao ministro, que também teve a oportunidade de ouvir o depoimento do jovem Gabriel Rodrigo Talheimer, egresso do programa Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV da entidade. Ele é aprendiz na empresa Knewin Inteligência em Recuperação de Informação e estudante de Filosofia na USFC.
Plano – Segundo o ministro, “o plano já está num estágio bastante avançado de elaboração. Serão 99 ações que vão desde acessibilidade passando por emprego e renda”.
Segundo ele, a grande novidade será o fato de que todas as ações serão interseccionais, ou seja, tem particularidade em relação as políticas públicas feitas para as pessoas com deficiência. “O presidente da república determinou a leitura do plano em 120 dias e eu acho que nós estamos se aproximando desse prazo”, afirmou.
A secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a catarinense Anna Paula Feminella, reforçou que o ministério está empenhado em entregar o plano no mês setembro. “Nós vamos fazer um grande anúncio daquele que, sem dúvida, será o maior plano para a garantia dos direitos das pessoas com deficiência que o Brasil já viu”, garantiu.