‘Novos Caminhos’ entrega diploma a jovens atendidos pelo programa
Evento foi marcado pela homenagem aos parceiros do programa, entre eles, o CIEE/SC O Tribunal de Justiça de Santa Catarina – TJSC e o Sesi/Senai promoveram na última quarta-feira (1), em São José, evento de encerramento das atividades do programa…
Evento foi marcado pela homenagem aos parceiros do programa, entre eles, o CIEE/SC
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina – TJSC e o Sesi/Senai promoveram na última quarta-feira (1), em São José, evento de encerramento das atividades do programa ‘Novos Caminhos’ na Comarca da Grande Florianópolis em 2023. Na cerimônia, 96 jovens atendidos pelo programa receberam certificados de conclusão de curso de Informática oferecido pelo Sesi/Senai. A aprendiz do CIEE/SC, que atua na EPAGRI, Santheslie Milfort, recebeu Certificado de Honra do coordenador Estadual da Infância e da Juventude do TJSC, desembargador Álvaro Luiz Pereira de Andrade.
“Todos nós temos o direito de sonhar e de ter esperança”, disse aos formandos o magistrado. “Sonhem e transformem estes sonhos em realidade porque uma vida melhor para vocês será também uma vida melhor para as nossas comunidades, para o Brasil e para o mundo”.
A gerente de Assistência Social do CIEE/SC, Lisiane Bueno da Rosa, representou a entidade no evento, que também prestou homenagens aos parceiros do Programa, a equipe técnica dos serviços de acolhimento e às empresas.
O anfitrião da cerimônia, Luciano Mattiazzi Baumgartner, gerente executivo do Sesi/Senai na região sudeste, destacou o trabalho em rede do Programa. “O Novos Caminhos só é possível pelo empenho conjunto, de muitas mãos unidas, com o objetivo de restituir o direito que, em algum momento, foi tirado dos jovens que hoje se formam”.
A formatura teve ainda apresentação do coral da Associação dos Magistrados Catarinenses, exibição de uma websérie e discurso de dois formandos. O evento encerrou as atividades do PNC, em 2023, nas cidades de Biguaçu, Florianópolis, Garopaba, Itapema, Palhoça, Porto Belo, Santo Amaro da Imperatriz, São José e Tijucas.
O Programa
Ação pioneira da justiça catarinense em parceria com a Fiesc, o Novos Caminhos atua na oferta de serviços de educação, saúde e articulação para a empregabilidade de jovens que vivem nas 214 instituições de acolhimento de Santa Catarina. Oferece aos maiores de 14 anos cursos de profissionalização e articula vagas no mercado de trabalho. Aos menores de 14, prevê ações de saúde, bem-estar e educação de contraturno. O objetivo é estimular a cidadania e a autonomia financeira.
Só no ano passado, 234 jovens foram inseridos no mercado de trabalho, 200 consultas odontológicas foram realizadas, 1061 consultas psicológicas registradas, sem falar nos atendimentos com profissionais da enfermagem, da fonoaudiologia, da nutrição e do esporte.
Atualmente, em Santa Catarina, além da FIESC e da AMC, integram o programa a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a Associação Catarinense de Medicina, a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) – Administração Regional de Santa Catarina, o Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE/SC) e o Serviço Social do Comércio – SESC/Fecomércio.