O valor das alegrias e das tristezas é tema debatido em Encontro de Famílias de Cocal do Sul
Na quarta-feira (12), aconteceu em Cocal do Sul o Encontro de Famílias aprendizes, realizado pelo CIEE Criciúma. O encontro contou com a exposição da orientadora de aprendizagem, Cassilda Cristiane Cardoso que trabalhou o tema “O Valor das Alegrias e das…

Na quarta-feira (12), aconteceu em Cocal do Sul o Encontro de Famílias aprendizes, realizado pelo CIEE Criciúma. O encontro contou com a exposição da orientadora de aprendizagem, Cassilda Cristiane Cardoso que trabalhou o tema “O Valor das Alegrias e das Tristezas”.
Utilizando como base o filme Divertidamente, sentimentos constantes no dia-a-dia, no filme, dentro do cérebro de Riley, menina de 11 anos, convivem várias emoções diferentes: Alegria, Nojo, Medo, Raiva e Tristeza.
A líder do grupo é a Alegria, que se esforça bastante para que a vida de Riley seja sempre feliz. Porém, nem tudo está sob seu controle, e quando ela sai da sala de controle juntamente com a Tristeza, a vida da menina muda radicalmente, enquanto percebemos o papel de cada sentimento no controle de nossas vidas.
“Conversamos a respeito da importância de sermos positivos e gratos. Contudo, se sentir triste faz parte da oscilação ao longo da vida, já que alegria e tristeza são sentimentos que estão intimamente ligados à nossa condição de seres humanos. A questão é saber como cada um irá escolher lidar com eles, se é utilizando-os como aprendizado ou se tornando uma mera vítima das circunstâncias”, destacou Cassilda.
Segundo ela, descobre-se que parte da sensibilidade e delicadeza vem da capacidade de nos emocionarmos, ou de nos sentirmos tocados. “Somente com a alegria isso seria impossível”, afirmou.