Prevenção de deficiências é tema debatido em Encontro Complementar de Criciúma
Aconteceu em Criciúma o 1º Encontro Complementar do mês de Junho. O CIEE Criciúma convidou a assistente social, Patrícia Siqueira, representante da Apae do município, que abordou com os aprendizes o tema “Como prevenir as deficiências?”. Durante a exposição, Patrícia…

Aconteceu em Criciúma o 1º Encontro Complementar do mês de Junho. O CIEE Criciúma convidou a assistente social, Patrícia Siqueira, representante da Apae do município, que abordou com os aprendizes o tema “Como prevenir as deficiências?”.
Durante a exposição, Patrícia relatou que a Apae trabalha com diferentes públicos, sendo em sua maioria, pessoas com alguma deficiência. “Infelizmente tem aumentado o número de pessoas com deficiência, o que incentivou que fosse realizado um trabalho para a Prevenção das Deficiências”, destacou a assistente social.
Segunda ela, a OMS informa que 70% das deficiências poderiam ter sido evitadas. Essa informação mostra a importância da prevenção e de que é necessário transmitir esse conhecimento a todos.
As principais causas das deficiências são: Hereditária ou congênita: aparecem por fatores genéticos do feto, falta de assistência ou assistência inadequada às mulheres durante a gestação e o parto, desnutrição: tanto da mãe durante a gestação como depois da criança, doenças transmissíveis: rubéola, meningite, sarampo, toxoplasmose, zika vírus, as doenças sexualmente transmissíveis (DST), doenças e eventos crônicos: hipertensão arterial, diabetes, infarto, Acidente Vascular Cerebral (AVC), perturbações psiquiátricas, traumas e lesões.
Essas doenças acima, quando ocorridas durante a gestação, normalmente afetam e causam alterações no feto.