Programação da Semana Inclusiva de Santa Catarina
Começa no dia 22 de setembro a Semana Inclusiva 2020. Organizada e promovida visando a inclusão de pessoas com deficiência e reabilitados (as) do INSS no mercado de trabalho, a sexta edição do evento será em formato virtual. A programação…

Começa no dia 22 de setembro a Semana Inclusiva 2020. Organizada e promovida visando a inclusão de pessoas com deficiência e reabilitados (as) do INSS no mercado de trabalho, a sexta edição do evento será em formato virtual. A programação contará com seminários transmitidos pela internet com palestrantes de todo o Brasil.
Criada com o objetivo de reduzir a desigualdade de oportunidades que existe entre os profissionais com e sem deficiência, a lei prevê que toda empresa com 100 ou mais empregados deve destinar de 2% a 5 % dos postos de trabalho a pessoas com deficiência e reabilitados (as) do INSS. As empresas que possuem de 100 a 200 empregados devem reservar 2% de suas vagas; entre 201 e 500 empregados, 3%; entre 501 e 1000 empregados, 4%; e empresas com mais de 1001 empregados, 5% das vagas.
Programação do evento:
22 de setembro
13h – Abertura oficial.
14h às 16h – Seminário Live “Inclusão no mundo do trabalho e Direitos Humanos: a Lei de Cotas como compromisso civilizatório”.
Palestrantes:
Rafael Giguer, auditor fiscal do Trabalho do Rio Grande do Sul e membro do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CONADE).
Izabel Maria Loureiro Maior, professora de medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Mediação: Daiane Mantoanelli, assistente social da Prefeitura Municipal de Blumenau e representante no CONADE.
Ancoragem: Luciana Sans de Carvalho, auditora fiscal do Trabalho, coordenadora do Projeto de Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho em SC e coordenadora da Semana Inclusiva.
24 de setembro
17h às 19h – Seminário Live – “Contribuições do Sistema de Justiça para a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho”.
Palestrantes:
Maria Aparecida Gugel, vice-procuradora-geral do Trabalho, membro colaborador junto ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) no Núcleo de Atuação Especial em Acessibilidade e do GT7 da Pessoa com Deficiência, da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais (CDDF/CNMP), vice-presidente da Associação Nacional de Membros do Ministério Público de Defesa dos Direitos dos Idosos e Pessoas com Deficiência (AMPID) e secretária-geral do Instituto de Estudos Avançados da Magistratura e Ministério Público do Trabalho (IPEATRA).
Cláudio Mascarenhas Brandão, ministro do Tribunal Superior do Trabalho.
Mediação: Piero Menegazzi, procurador do Trabalho, representante da Coordigualdade do MPT-SC e um dos coordenadores da Semana Inclusiva de Santa Catarina.
26 de setembro
10h – Dia D: Feirão de empregos com muitas vagas abertas para inserção dos PCDs no mundo do trabalho, através da abertura de vagas em empresas parceiras deste evento.
AO VIVO
Pelo canal do *Youtube* da Semana Inclusiva SC: https://bit.ly/2FrqmKf
Pela página do *Facebook* da Escola do Legislativo da ALESC: https://bit.ly/2FE6WBH
Informações completas em www.semanainclusivasc.com.br
- Canal de transmissão do evento do dia 22 de Setembro 14: 00 horas .
- Canal Instagram Semana Inclusiva.
https://instagram.com/semanainclusivasc?igshid=nu8pokz8eo06
- Áudio Descrição Folder do Seminário do dia 22/09.
#PraTodosVerem Card de fundo azul escrito em letras brancas e laranja no canto superior à esquerda: Semana Inclusiva SC, Seminário – Inclusão no mundo do trabalho e Direitos Humanos: A Lei de cotas como compromisso civilizatório, 22/09, das 14h às 16h. Abaixo, quatro ilustrações representando pessoas com deficiência: um homem com Síndrome de Down, uma mulher com uma bengala para cegos, um homem idoso com amputação no braço direito e um homem que sinaliza “oi” em LIBRAS com a mão esquerda elevada na altura da cabeça. À direira, dispostos em coluna, uma foto de rosto, de quatro participantes, que são, de cima para baixo: Rafael Giguer: Auditor Fiscal do Trabalho do Rio Grande do Sul. Membro do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência – CONADE, Izabel Maria Loureiro Maior: Professora de medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi a primeira pessoa com deficiência a comandar a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência e é liderança há mais de trinta anos do Movimento das Pessoas com Deficiência. Mediação: Daiane Mantoanelli – Graduada em Serviço Social. Atua como Assistente Social na Prefeitura Municipal de Blumenau. Conselheira no Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência – CONADE e Ancoragem: Luciana Sans de Carvalho: Auditora Fiscal do Trabalho e Coordenadora do Projeto de Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho em SC e coordenadora da Semana Inclusiva. No rodapé do card, à esquerda: Transmissão online: Youtube da Semana Inclusiva SC e Facebook da Escola do Legislativo da ALESC
- Áudio Descrição Folder do Seminário do dia 24/09.
#PraTodosVerem Card de fundo azul, sobre ele, texto em branco e laranja, quatro ilustrações coloridas de pessoas com deficiência sorrindo e três fotos redondas do rosto dos participantes, identificadas. À esquerda, a ilustração da mulher branca com bengala branca, o texto: SEMANA INCLUSIVA SC, Seminário: Contribuições do Sistema de Justiça para a Inclusão das Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho. Data: 24/09/2020 Horário: 17:00h às 19:00h. E à direita, a ilustração do homem branco, idoso, de óculos, com amputação num braço o outro erguido, sinaliza “legal”. Abaixo deles, na coluna à esquerda: PALESTRANTES, a foto de Maria Aparecida Gurgel: Vice-Procuradora-Geral do Trabalho. Presidente da Associação Nacional de Membros do Ministério Público de Defesa dos Direitos dos Idosos e Pessoas com Deficiência – AMPID, que detém assento nos Conselhos Nacional do Idoso – CNDI e das Pessoas com Deficiência – CONADE. E a foto de Cláudio Mascarenhas Brandão: Ministro do Tribunal Superior do Trabalho. Doutorando em Ciências Jurídicas pela Universidade Autônoma de Lisboa, Mestre em Direito pela Universidade Federal da Bahia, Membro da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, da Academia de Letras Jurídicas da Bahia, do Instituto Baiano de Direito do Trabalho, do Instituto Brasileiro de Direito Processual e da Associacion Iberoamericana de Derecho del Trabajo. Na coluna à direita: MEDIADOR, a foto de Piero Menegazzi. Procurador do Trabalho e Representante da Coordigualdade do Ministério Público do Trabalho (MPT) Santa Catarina. Abaixo, as ilustrações, do homem branco sinalizando “oi” em LIBRAS com uma mão erguida e da mulher negra em cadeira de rodas mostrando uma carteira de trabalho. Ao final, o texto: Transmissão online: Youtube da Semana Inclusiva SC e Facebook da Escola do Legislativo da ALESC.