Projeto realizado pelo CIEE Chapecó e CASE tem encerramento com sucesso
O CIEE Chapecó promoveu na quarta-feira (10) a cerimônia de encerramento do Primeiro Programa de Iniciação ao Trabalho (PIT) em parceria com o CASE de Chapecó, projeto piloto no estado. Na ocasião, foram certificados 11 adolescentes e jovens que estão…
O CIEE Chapecó promoveu na quarta-feira (10) a cerimônia de encerramento do Primeiro Programa de Iniciação ao Trabalho (PIT) em parceria com o CASE de Chapecó, projeto piloto no estado.
Na ocasião, foram certificados 11 adolescentes e jovens que estão cumprindo medida socioeducativa em privação de liberdade. Destes, cinco foram contratados como estagiários e um como aprendiz. Além disso, outros três já estão participando de processos seletivos, e um foi presenteado com uma bolsa de estudos para graduação na Unochapecó.
O sucesso do programa aconteceu por meio do empenho das equipes técnicas das entidades envolvidas, CIEE/SC e CASE Chapecó, apoiadas pelo poder judiciário do município, que concederá os alvarás para os jovens que conseguirem oportunidades saírem trabalhar.
“O programa atua diretamente na quebra dos ciclos de pobreza, enfrenta as desigualdades e é uma quebra de paradigmas. Estes adolescentes estão contrapondo a máxima de que o “mundo do crime é um caminho sem volta”. Eles estão construindo um novo caminho, com trabalho digno e retomada fos estudos. Um caminho mais seguro e feliz para eles e pra toda a sociedade”, ressaltou Lisiane Bueno, gerente de Assistência Social do CIEE/SC.
O programa também contou com apoio do Ministério Público do Trabalho de Chapecó, Ministério da Economia, e de empresários locais interessadas em aderir ao projeto.
Participaram da formatura, representantes da Prefeitura Municipal de Chapecó, Jeanice Baez representando o prefeito Luciano Buligon, da Secretaria de Assistência Social, Karina de Witt representando a secretária Ulda Baldissera, da Secretaria de Educação, Márcia Wurzius representando a secretária Sandra Maria Galera, do Ministério da Economia, Miguel Taube, gerente da pasta do trabalho, do Ministério Público, Vânia Augusta Cella Piazza, promotora Vara da Infância e Juventude e Surami Juliana Dos Santos Heerdt, juíza.
Também estiveram presentes os representantes do GAPA e CMDCA, Ricardo Malacarne, da Defensoria Pública, Daniel Cobra, da Unochapecó, Áureo Leandro Haag, diretor de finanças e contabilidade, da E.E.B Professora Valesca Carmem Reschke Parizotto, Thais Izabel Pilatti, diretora, da Secretaria de Mobilidade Urbana, secretária Luciane Stobe, da Auto Viação Chapecó, psicóloga Berenice Maria Natel, da AngelLira, psicóloga Stella Eduarda Boff, e assessora jurídica, Patricia Fortuna.
Do CIEE/SC estiveram, Lisiane Bueno, gerente de assistência social e Gabriel Vinicius Reisdorfer, coordenador do CIEE Chapecó, da Secretaria de Justiça e Cidadania de SC e do CASE, Matheus Rodrigo da Cruz, além das famílias dos jovens certificados na manhã.