22 de Agosto de 2019

Por que contratar um jovem aprendiz?

A Lei da Aprendizagem está em vigor há quase 20 anos, mas ainda existem empresários que se questionam sobre as vantagens de contratar colaboradores por meio do programa. Trata-se de um importante instrumento de inserção de jovens no mundo do…

Por que contratar um jovem aprendiz?
compartilhe

Vantagens contratar jovem aprendiz
A Lei da Aprendizagem está em vigor há quase 20 anos, mas ainda existem empresários que se questionam sobre as vantagens de contratar colaboradores por meio do programa. Trata-se de um importante instrumento de inserção de jovens no mundo do trabalho. Para quem contrata, é uma grande oportunidade de contribuir com a formação dos futuros profissionais do país.
Ao apostar em jovens talentos, o empresário está dando a chance para um estudante ingressar no mundo do trabalho e adquirir experiência profissional. Mais do que isso, é uma chance para sua empresa moldar um novo funcionário potencial, de acordo com os processos e valores da instituição.
Segundo a lei, empresas de médio e grande porte devem contratar jovens aprendizes com idade entre 14 e 24 anos. O número de aprendizes deve ser equivalente a 5%, no mínimo, e 15%, no máximo, dos trabalhadores existentes em cada estabelecimento, cujas funções demandem formação profissional.
Confira a Lei da Aprendizagem na íntegra aqui.
O contrato de trabalho de Aprendizagem pode durar até dois anos. Durante esse período, o jovem é capacitado na instituição formadora e na empresa, combinando formação teórica e prática.
Muitas vezes a vaga adquirida por meio do Programa Aprendiz tem a capacidade de mudar a vida do jovem. O primeiro emprego pode servir como primeiro passo na conquista da independência financeira. Por outro lado, pode ser também um meio para o estudante complementar a renda familiar com um emprego regulamentado e que permite que ele dê continuidade aos estudos.
O contrato de Aprendizagem requer anotação na Carteira de Trabalho e Previdência Social, e matrícula e frequência do aprendiz na escola, caso não tenha concluído o ensino médio. Além disso, é necessária a inscrição em Programa de Aprendizagem desenvolvido sob a orientação de entidade qualificada em formação técnico-profissional metódica, como o CIEE/SC. A lei garante ao aprendiz o direito ao salário mínimo hora, observando, caso exista, o piso salarial estadual.
Veja como contratar por meio do programa Jovem Aprendiz CIEE.

19 de Novembro de 2021

Classificação nº 15 Processo Seletivo Contínuo Estágio Edital 02/2021

Atenção Jovens! Segue classificação do processo seletivo contínuo da PREFEITURA DE XAXIM. Colocação 15 edital 02-2021 Pref. Xaxim

Leia mais
29 de Outubro de 2021

RESULTADO EDITAL 14 DA PREFEITURA MUNICIPAL DE XAXIM

RESULTADO EDITAL PREFEITURA DE XAXIM – Colocação 14 edital 02-2021 Pref. Xaxim

Leia mais
21 de Outubro de 2021

Resultado definitivo da Seleção de Estagiários – Justiça Federal – Edital 03/2021

A Direção do Foro da Seção Judiciária de Santa Catarina torna pública a a divulgação do resultado definitivo do processo…

Leia mais