Foto: Jéssica Schmidt / Jornalista.
Foto: Jéssica Schmidt / Jornalista.

O CIEE Florianópolis recebeu de 16 a 20 de julho um ciclo de palestras do Programa Cultivando Atitudes do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), com o procurador de Justiça, Murilo Casemiro Mattos. As palestras contemplaram todas as turmas do Programa CIEE Aprendiz.
O Programa Cultivando Atitudes busca a interação entre promotores e procuradores de Justiça com crianças e adolescentes, por meio de debates que discutam os problemas sociais relacionados pelos estudantes, repassando aos alunos noções de cidadania e informações acerca da atuação do Ministério Público.
Mattos explicou brevemente como funciona e como ingressar no Ministério Público de Santa Catarina. Além das explicações sobre o MPSC, o procurador contou fatos marcantes sobre a história pessoal e profissional, fazendo analogias sobre os temas importantes do programa.
“Eu sempre fui uma criança muito agitada e diferente das demais. Chegou um tempo em que meus pais acharam que eu possuía alguma deficiência intelectual, pois não conseguia parar quieto e não prestava atenção nas aulas. Depois, fui diagnosticado com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade)”, relembrou.
Embora a síndrome, Mattos buscou uma alternativa para conseguir êxito no ambiente escolar, concluindo os estudos e construído uma carreira no direito e no MPSC. “Atitudes iguais geram resultados iguais. Não fiquem parados esperando as coisas acontecerem ou os problemas se resolverem. Sejam impulsionados pelo desejo de mudança e vocês verão os resultados na vida de vocês”, concluiu.
Os participantes receberam um kit composto por uma mochila ecológica, um marca-páginas com mensagens explicativas do projeto, folders, um estojo e um lápis.
Cada lápis contém frases que promoveram durante o encontro a discussão dos problemas sociais. Na ponta de cada lápis, há sementes de árvores frutíferas, para que, após utilizarem o lápis, possam plantar as sementes, num gesto simbólico de cultivo às boas necessidades.
O projeto contribuiu para que os aprendizes conhecessem melhor a atuação do MPSC por meio de exposição interativa, moderna e dirigida para o debate acerca de assuntos de interesse do público.