O CIEE Lages em parceria com o Observatório Social realizou palestras e atividades relacionadas a cidadania, nos encontros complementares de cada turma da aprendizagem.
“Tendo como missão despertar o espirito de cidadania fiscal na sociedade, tornando-a proativa, exercendo a vigilância social na comunidade, compreendemos que estimular no jovem aprendiz a cidadania ativa para a construção de um mundo melhor é um dos caminhos que nos levarão ao sucesso desta missão, promovendo a motivação de valores, tais como, a responsabilidade individual e coletiva”, destacou o orientador de aprendizagem, Paulo Cesar Stefen Junior.
Foi falado sobre a importância social dos tributos para a construção de uma sociedade mais justa, noções de civismo e cidadania ativa, dando ênfase na busca pela valorização da cidadania e do respeito às coisas públicas, bem como a importância do voto consciente nas eleições, atos de corrupção e as consequências para a sociedade.
A palestra também apresentou a divisão dos três poderes e o poder do Cidadão previstos no Art. I Parágrafo único da Constituição Federal, explicando sobre os direitos e deveres do cidadão que pode ser praticado com ética e civismo, fomentando com a oficina de Cocriação atos altruístas, que estimulam um pensamento voltado à coletividade e ao voluntariado, para que o jovem aprendiz tenha a oportunidade de realizar na prática a construção de um projeto voluntário, utilizando ferramentas como o Canvas, prototipação com o lego, estação de desenho e escrita.
A ideia que foi dada pelos próprios aprendizes foi a de construir ou reformar a unidade do CIEE de Lages, como eles imaginavam e gostariam que fosse um novo espaço.
O Observatório Social de Lages é uma entidade sem fins lucrativos, formada por voluntários sem vinculação político partidária, mantida por pessoas físicas e jurídicas identificadas com a causa, tendo por objetivo o monitoramento da aplicação dos recursos públicos e a disseminação do conceito de cidadania ativa através do controle social.
A coordenadora de projetos e voluntariado do observatório social, Cristiane Alves, foi a responsável por ministrar as palestras para os aprendizes, posteriormente trabalhou com os jovens, as oficinas de cocriação, onde contou com auxilio do orientador de aprendizagem, Paulo Cesar Stefen Junior.
Sumário
Compartilhe este conteúdo
RELACIONADOS
Estamos nas redes sociais
Siga o CIEE SC e fique por dentro de conteúdos sobre carreira, educação, dicas sobre currículos, entrevistas e muito mais!
Fale com o CIEE SC
Entre em contato com a nossa equipe para orientações, esclarecer dúvidas, conhecer iniciativas e parcerias.
