O Programa de Iniciação ao Trabalho (PIT) do CIEE Florianópolis, realizado na Escola Básica Municipal Maria Conceição Nunes, encerrou os trabalhos com a entrega dos certificados de conclusão do curso para mais de 45 jovens na noite de quinta-feira (21). A cerimônia, realizada no auditório da escola, foi marcada pela animação dos formandos, profissionais e familiares que acompanharam a celebração.
O PIT foi ministrado pelo educador Benet Nunes e visou possibilitar aos jovens uma preparação para a inserção no mundo do trabalho, por meio de orientações técnicas que simulam situações reais do dia-a-dia.
“Esse projeto já estava sendo planejado desde o ano passado, quando alguns alunos vieram me procurar dizendo que gostariam de trabalhar. Este ano procuramos o CIEE, e fomos muito bem recebidos, e em seguida eles vieram realizar um projeto diurno com os alunos do 9º ano. A demanda aumentou tanto que precisamos realizar este PIT na parte da noite para os demais alunos interessados. Estamos muito felizes por termos notado as mudanças nos alunos, pois isso é pra vida”, destacou a orientadora educacional da escola, Virgínia Fidelis.
Segundo o diretor da escola, Hugo Sperb, o PIT é um projeto que funcionou muito bem, além de ser importante para a comunidade. “É difícil para os estudantes se deslocarem aqui do Rio Vermelho até o centro, então ficamos muito felizes do CIEE ter vindo até aqui para proporcionar o curso aos nossos jovens. Foi muito importante essa parceria que estabelecemos, mas ela só deu certo porque vocês compraram a ideia. Parabéns a todos”, ressaltou Sperb.
MAIOR EMPRESA DE TECNOLOGIA DA REGIÃO
A cerimônia contou com a participação da recrutadora da empresa Softplan, parceira do CIEE, Thalia Rosa Bitencourt. “Fiquei muito feliz com o convite do CIEE para participar do evento representando a Softplan, não tinha ideia da dimensão deste curso para os jovens. A comunidade tem que ser valorizada e é por isso que estou aqui, para falar um pouquinho da empresa e das oportunidades que poderemos disponibilizar para vocês futuramente. Parabéns ao CIEE e a vocês por terem concluído o PIT, muito sucesso daqui em diante”, disse a recrutadora.
CIEE/SC NAS ESCOLAS E COMUNIDADE
A assistente social do CIEE/SC, Sarah Dias Aguiar, representando a Gerência de Assistência Social, ressaltou que o Programa de Iniciação ao Trabalho acontece porque os jovens necessitam. “As parcerias com as escolas e a Prefeitura são de grande importância, pois é uma forma do CIEE estar presente nas comunidades. Parabéns a todos que participaram do programa, principalmente por quererem mudar a realidade de vocês. Contem com o CIEE sempre”, reafirmou Sarah.
Adriano Siegel, supervisor do CIEE Florianópolis, agradeceu a todos e ressaltou o empenho da entidade em promover os cursos de capacitação. “Graças as parcerias com as empresas que é possível ao CIEE manter as portas abertas, oportunizando vagas de estágio e aprendizagem, e oferendo os cursos de capacitação para os jovens das comunidades. Hoje vocês deram apenas um pequeno passo rumo, estão começando a construir o currículo de vocês, e não termina aqui, vocês darão muitos outros passos. Não desistam nunca dos seus sonhos”, finalizou o supervisor.
PROTAGONISMO JUVENIL
O jovem Eduardo Platt, de 15 anos, emocionou a todos com o depoimento sobre o PIT. “Quero agradecer a todos que acreditaram que eu poderia mudar. Eu achei que eu não teria mais jeito, e depois do PIT eu entendi que eu posso ser quem eu quiser”, contou com muita alegria por sua nova perspectiva de vida.
Sumário
Compartilhe este conteúdo
RELACIONADOS
Estamos nas redes sociais
Siga o CIEE SC e fique por dentro de conteúdos sobre carreira, educação, dicas sobre currículos, entrevistas e muito mais!
Fale com o CIEE SC
Entre em contato com a nossa equipe para orientações, esclarecer dúvidas, conhecer iniciativas e parcerias.
