O Centro de Integração Empresa-Escola de Santa Catarina (CIEE/SC) e o Instituto Sicoob assinaram nesta quarta-feira (1), um acordo de cooperação técnica entre as duas instituições, durante evento on-line.
O acordo tem como intuito promover ações educacionais conjuntas, especialmente para a realização de cursos, fóruns, debates, workshops e outros eventos, destinados ao público atendido pelo CIEE/SC. Além disso, as duas instituições vão buscar o contínuo aprimoramento de ações e atividades conjuntas decorrentes do acordo.
Luiz Carlos Floriani, presidente do CIEE/SC, disse que é um apaixonado pela inclusão financeira, citando a sua participação em várias organizações. Sempre procurando apoiar o pequeno produtor, disse que conheceu o sistema italiano de cooperativismo e que tem grande admiração por esse modelo de negócios, que privilegia a inclusão financeira e social. Acrescentou que o Sicoob e o CIEE/SC são instituições “indutoras de desenvolvimento e inclusão” e que o acordo será muito importante para oferecer mais oportunidades à juventude. “Queremos que os jovens, além de produzirem a sua renda, saibam administrar os recursos para garantir um futuro mais seguro e auspicioso, e que daqui a um ano, já tenhamos bons resultados para comemorar”, destacou Floriani.
O presidente do Centro Cooperativo Sicoob (CCS), Marco Aurélio Borges de Almada Abreu, disse que o que nos une é uma ambição civilizatória, de construir uma sociedade com mais justiça social, criando oportunidades para que os jovens possam desenvolver todas as suas potencialidades e caminhar na direção de um futuro mais próspero e cooperativo. “Essa comunhão de propósitos vai ajudar milhares de jovens a enfrentar os desafios da vida”, acrescentou.
Segundo o superintendente do Instituto Sicoob, Luiz Edson Feltrim, as duas instituições têm propósitos coincidentes, entre eles o de levar educação financeira, cooperativa e empreendedora com sustentabilidade. Para isso, o Instituto possui várias ações, entre elas o programa “Se Liga, Finanças”, que ensina os jovens a se tornarem cidadãos conscientes no uso dos recursos financeiros.
O presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva, comparou a situação do Brasil com outros países e disse que somos referência para muitos deles justamente pelo trabalho de aproximação com os jovens, buscando perenizar o modelo cooperativista. O dirigente citou pesquisa sobre dívidas contraídas por jovens na faixa etária dos 25 aos 29 anos e de como é importante o trabalho que o Instituto Sicoob vem desenvolvendo, e que agora será impulsionado pelo acordo com o CIEE/SC. “Temos um bom caminho pela frente e esperamos colher ótimos resultados, contribuindo com um futuro mais promissor para os jovens e suas comunidades”, afirmou.
Também participaram da transmissão ao vivo o superintendente executivo do CIEE/SC, Marcelo Firmino Vaz e a diretora Administrativa do Sicoob Central SC/RS, Elisete Cavalieri – além das equipes de apoio das duas instituições. Elisete e Marcelo serão os responsáveis por implementar as ações previstas no acordo assinado. A diretora do Sicoob disse que a missão vai começar imediatamente e fez um chamado à participação das Pessoas de Apoio Estratégico do Instituto Sicoob para incrementar a parceria.