CIEE forma jovens no Programa de Iniciação ao Trabalho em Jaraguá do Sul
PIT atua na formação de jovens de 14 a 22 anos, para inserção e a permanência no mundo do trabalho
O Centro de Integração Empresa-Escola de Santa Catarina – CIEE/SC formou na * última segunda-feira (30) em Jaraguá do Sul*, turma de 36 jovens que foram capacitados pelo Programa de Iniciação ao Trabalho – PIT. O evento foi realizado no auditório da Unisoceisc, de Jaraguá. Os formandos iniciaram o treinamento no começo de maio deste ano.
Participaram da cerimônia de formatura o presidente do CIEE/SC, Luiz Carlos Floriani, o superintendente Executivo da entidade, Marcelo Firmino Vaz, a representante da Câmara Municipal, vereadora Nina Santin Camello, o secretário de Assistência Social e Habitação de Jaraguá do Sul, André de Carvalho Ferreira e a coordenadora do CIEE/SC em Jaraguá, Jéssica Rachor.
Após a formatura, os jovens agora estão sendo encaminhados para os Programas de Estágio ou Aprendizagem do CIEE, iniciando a carreira profissional. Dos 36 formandos, 10 já foram encaminhados para entrevista do primeiro trabalho. “O PIT permite que o jovem tenha um preparo necessário para ingressar ao mercado de trabalho. Essa preparação faz toda diferença”, explica o presidente do CIEE/SC, Luiz Carlos Floriani.
A jovem Adelina Rosa Fagundes, 16 anos, que está cursando o ensino médio, é um dos formandos. Ela já fez entrevista e conseguiu seu primeiro emprego na rede de supermercado Coper, em Jaraguá do Sul. “Vou continuar estudando, fazendo cursos. Estou sempre em busca de conhecimento”, afirmou.
O PIT conta com 60 horas de curso e é dividido em dois módulos: 50% atitudinal e projeto de vida e outros 50% de formação em atividade profissional. Os módulos são desenvolvidos por meio de dinâmicas que envolvem situações diversificadas, similares às encontradas no ambiente real de trabalho, levando os participantes à flexibilidade de comportamento e autodesenvolvimento.
No ano passado, o CIEE/SC formou 3.385 adolescentes e jovens nas unidades da entidade espalhadas pelo estado.