CIEE/SC foi homenageado como parceiro da entidade

Os 25 anos da Junior Achievement no estado foram comemorados com uma sessão especial da Assembleia Legislativa. Com o ato, realizado no Plenário Deputado Osni Régis, o Parlamento reconhece a importância da entidade que foi uma das primeiras organizações a disseminar programas de empreendedorismo para crianças e jovens na América Latina.

Proponente da sessão, o deputado Nilso Berlanda (PL) destacou a relevância da ação desenvolvida pela Junior Achievement. “Sou empresário e vejo a entidade com grande importância em Santa Catarina porque ela desperta o interesse nos jovens empreendedores, orientando essa juventude de 14 a 18 anos para começar a montar o seu negócio, aprendendo a questão financeira, a administrar”, afirmou.

Na sessão especial, foram homenageados os parceiros da Junior Achievement, entre eles, o CIEE/SC. O presidente da entidade, Luiz Carlos Floriani, recebeu a homenagem.

Orgulho
O diretor da Junior Achvievement em Santa Catarina, Evandro Badin, disse que é um orgulho o reconhecimento feito pelo Parlamento. “Essa organização está em 103 países e é a mais antiga e mais importante na educação de jovens no mundo. Aqui no Estado ela nasceu graças a um grupo de empresários que, com o apoio de várias escolas e voluntários, consegue levar a educação empreendedora para os jovens ainda em idade escolar. Claro que a missão é prepará-los e inspirá-los a empreender no sentido mais amplo da palavra empreendedorismo, que tem ganhado uma maior amplitude nos últimos anos. Não só o empreendedor que cria sua empresa, mas que empreende o seu talento, os seus sonhos. É isso que a gente quer passar, ensinar aos jovens”, contou.

São 17 programas educacionais que envolvem crianças a partir dos oito anos de idade e jovens até 25 anos, normalmente em escolas, sendo que, de acordo com Badin, em Santa Catarina, 90% das instituições de ensino participantes são públicas. “Executivos das empresas colaboradoras são capacitados pela organização e, por meio de metodologias próprias que estão em 30 línguas diferentes, esses jovens recebem educação financeira, preparação para o mundo do trabalho e empreendedorismo na sua própria escola”, explicou.

Ao total, disse Badin, a Junior Achievement tem um legado que chega a mais de 700 mil alunos impactados desde 1997. “Além do reconhecimento por parte dos parlamentares, precisamos agradecer, principalmente, o apoio e o comprometimento da iniciativa privada, voluntários e às centenas escolas públicas e privadas parceiras no estado”, comentou o diretor.