V-encontro-de-famílias-ciee-criciúma
Aconteceu no último mês CIEE Criciúma o V Encontro de Famílias dos jovens que participam do Programa CIEE Aprendiz.
O encontro contou com a exposição de Marcela de Jesus Motta, que abordou o tema: “A Referência Familiar no Processo de Socialização dos Filhos”. A palestrante iniciou o encontro questionando aos participantes e posteriormente expondo o conceito de família, conforme literatura.
O primeiro grupo ao qual o ser humano pertence. É algo muito velho e, paradoxalmente, muito novo. Velho se considerarmos em seus primeiros anos de vida, a criança vai necessitar dos cuidados alheios, e qualquer que seja o vínculo (de consanguinidade, de filantropia etc.), que lhe ofereça os cuidados necessários para sua sobrevivência. É um conceito permanentemente novo, à medida que a família vai se transformando e remodelando-se de acordo com os contornos da sociedade na qual está inserida (BOARINI, 2003).
A criança é sujeito social histórico e cultural, necessita de cuidado e atenção, sendo observador e absorvidor do meio em que vive.
Marcela falou sobre o “Exemplo do neurônio espelho”, pois nossos filhos vão imitar nossas atitudes e não aquilo que falamos, por isso a importância de ter coerência entre fala e ação. Para finalizar, foi realizado um exercício com os participantes, que escreveram e/ou desenharam o que representavam para os filhos na infância e o que eles representam hoje, sendo um momento de intensa reflexão.