Nesta terça-feira (8) aconteceu no CIEE Criciúma o IV Encontro das Famílias dos aprendizes. O encontro contou com a exposição da assistente social, especialista em violência doméstica de crianças e adolescentes, Leila Rezende Ferrari, que abordou o tema: “Entendendo e Prevenindo o Fenômeno: Violência”.
A palestrante iniciou o encontro falando que a violência doméstica contra crianças e adolescentes – VDCA, praticada por pais, responsáveis ou outros parentes, é muito comum na maior parte do mundo, e o que caracteriza a violência doméstica é o abuso do poder do mais forte – o adulto, contra o mais fraco – a criança.
Um fator importante dessa violência é que as crianças vitimizadas podem tornar-se adultos que vitimizarão seus filhos. A palestrante explanou sobre tipos de violência (física, psicológica, negligência e sexual), destacando: os indicadores físicos da violência; o comportamento da vítima e características da família. Leila também expôs os tipos de reações negativas dos profissionais, os mandamentos do profissional competente, o que não fazer e o que fazer quando identificado a violência.