O Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) recebe pela primeira vez uma turma de aprendizes, em parceria com o CIEE Joaçaba.
São jovens com idades entre 15 e 20 anos, provenientes do ensino médio ou mesmo das fases iniciais do ensino superior.
“Eles cumprirão expediente de 20 horas semanais (quatro horas diárias), de segunda a sexta-feira, e terão também aulas no CIEE, onde receberão um treinamento especial, voltado ao mercado de trabalho”, explica Franciely da Silva Cavalli, psicóloga e pedagoga responsável pelo grupo.
Os 11 jovens foram recebidos no Espaço Pedagógico pelo Diretor Geral do HUST, professor Alciomar Marin, acompanhado dos gerentes e responsáveis pelos setores internos do hospital, sob a coordenação da psicóloga organizacional Vanusa Palosqui.
Marin conta sobre o início da sua vida profissional, aos 14 anos, e como este trabalho foi importante para a construção da sua vida profissional. “Agarrem as oportunidades, independentemente de o hospital ser ou não o objetivo profissional de vocês. A oportunidade é o caminho para se ter experiência. E para qualquer papel que vocês vierem a desempenhar, pedirão que vocês tenham experiência”, aconselha o diretor do hospital.
Os gerentes e coordenadores presentes fizeram uma breve apresentação, já que no dia seguinte (terça-feira, (03), o grupo seria incorporado aos setores. E na sequência, a enfermeira do trabalho, Denise Paludo e o técnico de segurança do trabalho, Adilson Paulo Mattevi Filho, da equipe do Serviço especializado em Engenharia e Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) prestaram alguns esclarecimentos sobre o trabalho realizado por eles dentro do hospital e apresentaram informações importantes aos aprendizes.
Os representantes do SESMMT explicam os cuidados que se deve ter para evitar acidentes de trabalho, tais como o uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI), e nesta lista incluem-se capacetes, luvas, roupas especiais, de acordo com a função a ser desempenhada dentro do hospital e dos Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC), como cones e outros equipamentos para cuidados coletivos.
Além disso, existem normas para o correto descarte do lixo hospitalar, lixeiras especiais para descartes específicos, o que deve ser observado e seguido.A psicóloga organizacional apresentou informações importantes sobre a estrutura organizacional do hospital, a história da instituição, organograma e objetivos.
Vanusa falou também sobre condutas e comportamentos coerentes com o ambiente hospitalar. Depois disso, os aprendizes foram levados a percorrer a estrutura física e conhecer os setores onde passarão a trabalhar.
Sumário
Compartilhe este conteúdo
RELACIONADOS
Estamos nas redes sociais
Siga o CIEE SC e fique por dentro de conteúdos sobre carreira, educação, dicas sobre currículos, entrevistas e muito mais!
Fale com o CIEE SC
Entre em contato com a nossa equipe para orientações, esclarecer dúvidas, conhecer iniciativas e parcerias.
