Presidente do CIEE/SC, Mércio Felsky e o aprendiz, Gustavo Amorim. Foto: Jéssica Schmidt.
Presidente do CIEE/SC, Mércio Felsky e o aprendiz, Gustavo Amorim. Foto: Jéssica Schmidt.

O presidente do CIEE/SC, Mércio Felsky, apresentou na manhã desta quinta-feira (13) o Relatório de Atividades Sociais desenvolvidas pela entidade em 2016, no plenário da Assembleia Legislativa, em Florianópolis.
Como forma de prestar contas à sociedade catarinense, Mércio divulgou os números alcançados pela instituição durante o ano. Segundo o presidente, somente no ano passado, mais de 53 mil jovens foram acolhidos e orientados para o mundo do trabalho e 4.143 parceiros, empresas e órgãos públicos, ofereceram oportunidades  por meio dos Programas CIEE Aprendiz e Estágios.
“Só em 2016, mais de 20 mil jovens ingressaram no mundo do trabalho por meio dos estágios. Cobrimos o estado de Santa Catarina todo, sendo que em 21 municípios nós possuímos unidades instaladas”, destacou. “Se nós comemoramos esses números fantásticos, temos que aproveitar esta oportunidade para divulgar ainda mais às empresas, a necessidade de fazer uma reflexão sobre a inclusão social. Mais de 50 mil jovens esperam ansiosos por uma oportunidade de trabalho, e então esta casa nos dá a oportunidade de divulgar ainda mais nossos trabalhos”, complementou.
O jovem aprendiz do Ministério Público Estadual, Gustavo Paes Amorim, falou sobre sua experiência com o CIEE/SC. “Eu cheguei em abril no CIEE e lá, com os professores Rangel e Elaine, eu aprendi como é o mercado de trabalho e consegui ter a minha primeira oportunidade. Sou deficiente visual e ter minha carteira assinada foi uma grande felicidade para mim, e agora, estando no trabalho, é muito legal para mostrar para a sociedade que o deficiente é capaz. Me dá muita felicidade e orgulho de conseguir tudo que estou conseguindo, muito obrigado CIEE”, relatou Gustavo.
Durante a oportunidade, os deputados estaduais presentes demonstraram as opiniões sobre a entidade e a importância do Programa Aprendiz e Estágios na vida dos jovens.
O deputado Milton Hobus agradeceu o presidente Mércio por ter ido à Assembleia levar as informações que a entidade está fazendo pelos jovens catarinenses. “Sabemos que nós empresários temos dificuldades de preencher o que a lei nos pede das vagas destinadas para com deficiência, e esse intercâmbio que o CIEE/SC promove, faz com que essas pessoas tenham uma esperança diferenciada”, afirmou.
Já o deputado Altair Silva afirma que já teve oportunidade de contratar estagiários do CIEE/SC. “Esse trabalho de formação de líderes, oportunizando que esses jovens se insiram no mercado de trabalho, incentivando o empreendedorismo, esses modelos de sucesso como é o caso do CIEE em Santa Catarina precisam cada vez mais serem apoiados, pois diz respeito ao futuro do estado, diz respeito ao emprego e a formação humana. Reconhecemos e agradecemos o trabalho brilhante e relevante que o CIEE presta para a sociedade catarinense”, disse.