A geração Z, constituída por jovens entre 15 e 20 anos, tem entre seus objetivos de vida o empreendedorismo. Ao menos 16% dos jovens pretende criar seu próprio negócio, segundo pesquisa do Instituto Toledo. Como consequência, os estudantes também esperam encontrar mais matérias práticas em sala de aula (69%) e professores que atuem também no mercado de trabalho (27%).
A vontade dos jovens de empreender já pode ser vista nas universidades. Isso porque 18% dos estudantes desejam que os cursos universitários estimulem e criem empresas juniores.
De acordo com Luiz Gustavo Coppola, superintendente Nacional de Atendimento do CIEE, esses jovens buscam desafios. “A Geração Z quer aliar os seus propósitos de vida, aquilo que faz brilhar os olhos, com a sua carreira. Sempre atrelado a um desafio, pois é isso que impulsiona essa geração”, afirma.
Como os jovens podem se preparar para empreender
Cursos
Diversos cursos podem ser úteis para quem busca empreender. Antes de tudo, existem as faculdades clássicas como Administração e Economia, que oferecem um bom embasamento.
Além disso, você pode buscar formações específicas para montar o próprio negócio. Por exemplo, o SEBRAE oferece cursos online e presenciais.
Aprenda com a experiência de outras pessoas
Busque conhecer a história por trás de outros negócios para aprender com os erros e acertos. Vale a experiência de conhecidos, familiares, até mesmo pesquisar na internet sobre as marcas que você gosta.
Fonte: CIEE
