O Encontro de Famílias dos aprendizes do CIEE Florianópolis do mês de abril aconteceu na quinta-feira (25) e destacou os encontros geracionais. A orientadora de aprendizagem, Eneida Martins, fez o paralelo entre as gerações, usando como reflexão uma dinâmica sobre um voo de balão.
“Quando a gente cria expectativas sobre alguma coisa, a gente supervaloriza. Comparo isso com as relações familiares. A gente espera nosso jovem em casa, e o jovem está esperando o momento de chegar em casa, qual a expectativa? Os pais querem que esse jovem chegue feliz, alegre, disposto, afinal ele é jovem, cheio de energia. Mas aí eu pergunto: hoje o jovem é cheio de energia? “, indagou Eneida.
Segundo os pais, os jovens chegam em casa cansados, estressados. Eneida comparou a diferença entre as gerações. “Quando eramos crianças nós brincávamos na rua, tínhamos diferentes realidades. Hoje o jovem tem um esgotamento mental. As informações mentais cansam muito mais que o cansaço físico”, destacou.
Hoje, os jovens são bombardeados por informações em diversas redes sociais. Eles estão conectados em todas praticamente ao mesmo tempo, além de estarem prestando atenção em tudo ao seu redor. Isso faz com que as informações que chegam a eles desencadeiem um desgaste mental muito maior. “Por isso, quando eles chegam em casa, eles querem silêncio, ficam na deles, introspectivos, calados. E os pais querem que eles conversem, que façam as coisas, e assim acaba gerando alguns conflitos”, ressaltou a orientadora.
Ao final do Encontro de Famílias, os jovens e familiares para escreverem mensagens em um painel, que terá continuidade no encontro do próximo mês.
Sumário
Compartilhe este conteúdo
RELACIONADOS
Estamos nas redes sociais
Siga o CIEE SC e fique por dentro de conteúdos sobre carreira, educação, dicas sobre currículos, entrevistas e muito mais!
Fale com o CIEE SC
Entre em contato com a nossa equipe para orientações, esclarecer dúvidas, conhecer iniciativas e parcerias.
