Aconteceu no CIEE Criciúma, nesta terça-feira (18),o VIII Encontro das Famílias dos aprendizes. O encontro contou com a exposição do presidente da ADVISUL, Valentim Nesi, do vice-presidente da ADVISUL, César de Oliveira e da assistente social, Fernanda.
Nesi iniciou o encontro falando sobre a luta e as conquistas pelos direitos dos deficientes visuais na região de Criciúma. Oliveira falou sobre a história do sistema Braille. Os profissionais contaram um pouco de suas histórias de vdia, deixando a mensagem de superação e motivação.
A assistente social destacou os serviços prestados pela ADVISUL e ressaltou como podemos ajudar uma pessoa com deficiência visual.
“Diga seu nome para que a pessoa saiba quem você é. Se a pessoa oferecer um aperto de mão, aperte a mão. Diga à pessoa quando você for sair da sala, pergunte se a pessoa gostaria de ajuda, faça perguntas diretas para a pessoa. Não acaricie o cão-guia de uma pessoa cega, não mova os móveis sem dizer à pessoa, ofereça um braço para servir de guia, descreva as coisa detalhadamente. Ajude a pessoa a sentar, colocando as mãos da pessoa no encosto, ajude a pessoa a entrar no carro”, detalhou.
Para finalizar, Fernanda fez uma reflexão sobre a frase “A falta de informação a respeito da pessoa com deficiência (desconhecida), nos leva a gerar sentimentos de angústia e medo de lidar com a situação”.
Sumário
Compartilhe este conteúdo
RELACIONADOS
Estamos nas redes sociais
Siga o CIEE SC e fique por dentro de conteúdos sobre carreira, educação, dicas sobre currículos, entrevistas e muito mais!
Fale com o CIEE SC
Entre em contato com a nossa equipe para orientações, esclarecer dúvidas, conhecer iniciativas e parcerias.
