encontro-de-famílias-ciee-florianópolis-junho
Foto: Jéssica Schmidt.

O CIEE Florianópolis recebeu na noite de quinta-feira (21) os familiares dos aprendizes para mais um Encontro de Famílias.
A pedagoga do CIEE/SC, Melissa Figueiredo, conversou com os pais sobre a relação juventude e trabalho. Inicialmente foi realizado um questionamento de “por que trabalhamos?”. Segundo Priscilla Vivian Pereira, auxiliar de pedagogia do CIEE Florianópolis, os aprendizes contam que trabalham principalmente para pagar suas contas, faculdade, cursos e para o lazer.
Durante a palestra, Melissa levantou dados apresentados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), que apontam que 30% dos jovens brasileiros de até 25 anos estariam desempregado. Da média internacional, 13,1%, a do Brasil é duas vezes superior.
“Muitas vezes as empresas deixam de contratar jovens por acreditarem que o jovem não quer nada com nada, que não tem maturidade ou competência. Neste contexto nós temos a Lei da Aprendizagem, que faz com que estes jovens entre 14 e 24 anos tenham a oportunidade de ingressar no mundo do trabalho, iniciar uma profissão e crescer como pessoas e profissionais”, ressaltou Melissa.
De acordo com a pedagoga, o Encontro de Famílias é uma oportunidade dos pais e familiares entenderem como funciona o Programa CIEE Aprendiz e destacar o zelo e carinho que têm por seus filhos.