O vereador de Criciúma e médico geriatra, Allison José Pires, responsável pelo projeto que prevê intensificar os trabalhos de prevenção ao suicídio, e a psicóloga coordenadora do CAPS i – Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil, Fernanda Zeferino, realizaram uma palestra com os aprendizes do CIEE Criciúma.
Abordando a campanha Setembro Amarelo, que tem como objetivo a conscientização sobre a prevenção do suicídio, o objetivo principal é trazer à tona a discussão sobre suicídio, diminuir o estigma que pesa sobre o tema e que, muitas vezes, acaba dificultando a busca de ajuda profissional.
Pelo menos 90% dos casos estão associados a um transtorno psiquiátrico e a principal forma de prevenção é o tratamento dessas condições – e a conscientização das pessoas. “Falar sobre suicídio salva vidas”, disse Pires.
Dados estatísticos divulgados pela OMS estimam que 800 mil pessoas morrem por suicídio ao ano no mundo, o que representa uma morte a cada 40 segundos. É a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, chegando a ser considerada uma epidemia.
O setembro amarelo tem como objetivo enfatizar que é possível prevenir essa causa de morte, promovendo a valorização da vida. Estas conversas podem ajudar os adolescentes a propagarem entre pais, professores e amigos próximos ajudando a identificar o problema.
Sumário
Compartilhe este conteúdo
RELACIONADOS
Estamos nas redes sociais
Siga o CIEE SC e fique por dentro de conteúdos sobre carreira, educação, dicas sobre currículos, entrevistas e muito mais!
Fale com o CIEE SC
Entre em contato com a nossa equipe para orientações, esclarecer dúvidas, conhecer iniciativas e parcerias.
