Os aprendizes do CIEE Joaçaba participaram de uma palestra com o acadêmico da 11ª fase de Medicina da Unoesc de Joaçaba, Rodrigo de Carvalho, sobre o tema Prevenção ao Suicídio.
Setembro amarelo é o mês que trabalha este tema especificamente. A pesquisa do acadêmico e futuro médico teve duração de um ano e meio, onde ele pesquisou os prontuários do IGP identificando casos relativos a suicídio na região.
Foi identificado que homens cometem com mais frequência o ato que as mulheres e de acordo com os índices entre Herval d’Oeste e Joaçaba, cidades irmãs, Herval apresenta um índice de registro mais significativo.
Quanto aos métodos, foi constatado que homens utilizam mais armas e fogo e corda e as mulheres medicação. Dentre as profissões, médicos são os que mais cometem o ato devido à facilidade dos meios e conhecimento anatômico, porém entre população sem estudo o índice é bem mais alto.
Foi feito uma pauta sobre cuidados com saúde mental e prevenção ao suicídio. Esclarecidas as dúvidas dos estudantes e relatados casos de conhecidos dos próprios aprendizes.
Sumário
Compartilhe este conteúdo
RELACIONADOS
Estamos nas redes sociais
Siga o CIEE SC e fique por dentro de conteúdos sobre carreira, educação, dicas sobre currículos, entrevistas e muito mais!
Fale com o CIEE SC
Entre em contato com a nossa equipe para orientações, esclarecer dúvidas, conhecer iniciativas e parcerias.
